Instituto Professor Moreira

Dr. Ricardo Nosé é convidado especial de evento científico do HOP

O corpo clínico do Hospital de Olhos do Paraná (HOP) e alunos do Instituto Professor Moreira prestigiaram nesta quarta-feira, dia 23, no Restaurante Tartine, evento científico que teve como convidado especial o Dr. Ricardo Nosé.

O jovem e premiado oftalmologista retornou, recentemente, dos EUA, onde concluiu o seu aprendizado em Harvard, ao lado do Dr. Carlos Augusto Moreira Neto, membro do Serviço de Retina do HOP.

Durante o XVIII Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, o Dr. Ricardo ganhou três prêmios: melhor caso de córnea; melhor paper (comparação de duas lentes trifocais para a cirurgia de catarata); segundo melhor pôster (nova técnica em sutura da córnea).

Ao apresentar o Dr. Ricardo, o Dr. Hamilton Moreira lembrou que ele é filho do Dr. Walton Nosé, proprietário da Eye Clinic, uma das principais do país; e um amigo próximo da família Moreira. Acrescentou que o palestrante já segue uma trajetória de sucesso e agradeceu aos laboratórios Alcon/Novartis, por terem patrocinado a palestra.

O Dr. Ricardo falou a respeito de novas tecnologias em lentes intraoculares para a cirurgia de catarata (as chamadas lentes trifocais) e, também, sobre as vantagens do laser de Femtosegundo. Apresentou dados epidemiológicos sobre a miopia, atualizou informações acerca de como é a experiência norte-americana e a comparou com o que se faz no Brasil atualmente.

Disse que, na medida em que os jovens cirurgiões alcançam maior curva de aprendizado e de experiência, “aprendem a indicar avançadas tecnologias, se tornam eles próprios profissionais ‘premium'”. O Dr. Ricardo lembrou que considerava de extrema relevância os médicos estarem atualizados sobre os principais avanços da Oftalmologia.

Destacou que as novas tecnologias em cirurgia refrativa representam a última geração no diagnóstico, boa tolerabilidade, boa visão para perto, longe e intermediário e que, este conjunto de fatores, simboliza a plena satisfação do paciente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *