Instituto Professor Moreira

Uma noite especial aos Fellowship do Instituto Professor Moreira

Vinte e quatro de fevereiro. Uma data que ficará na memória para boa parte dos novos médicos do Hospital de Olhos do Paraná e do Instituto Professor Moreira.

Neste dia, eles receberam o seu certificado de conclusão em Fellowship, Programa promovido pelo HOP e Instituto Professor Moreira, durante solenidade realizada no Buffet Ilha do Mehl.

São médicos oriundos das diversas partes do país, inclusive de locais onde se encontram centros considerados de excelência, tais como Sorocaba, Recife, Manaus, Porto Velho, entre outras. Optaram pelo Hospital de Olhos do Paraná por indicação de amigos, familiares, dos próprios pais que, no passado, foram também membros da instituição.

Tradição
O Hospital de Olhos do Paraná é, por vários motivos, considerado um centro de tradição no país, na avaliação do professor Carlos Augusto Moreira. Ele disse estar orgulhoso por isto, deu conselhos aos mais novos, relembrou parte de sua trajetória na Oftalmologia, das dificuldades iniciais enfrentadas por ele juntamente com a Dra. Saly Moreira para criar a instituição, até que ela alcançasse o reconhecimento obtido atualmente.

Para o Dr. Hamilton Moreira, o Hospital de Olhos do Paraná transcende a família Moreira. Ele enalteceu a dedicação, o empenho, a vontade de trabalhar demonstrados pelos fellows. “Tenho a certeza de que todos deram o melhor de si; por isto tenho a convicção de que vocês são os melhores”.

O Dr. Carlos Moreira Júnior citou Júlio Moreira acrescentou que “todos gostamos de ensinar”. Disse que é capaz de interromper tudo para se dedicar ao conhecimento, transmitir informações que possam ser utilizadas pelos novos médicos em benefício dos pacientes.

Ao enaltecer a grande conquista obtida por todos se possível, acrescentar “todos os formandos” a Dra. Luciane Moreira disse que é “muito gratificante levarmos adiante o legado dos professores Carlos e Saly Moreira”. Reconheceu que o momento era dos mais especiais e que todos eram merecedores de reconhecimento pelo esforço e dedicação que demonstraram.

À frente do seu tempo
“O Hospital de Olhos do Paraná está a frente do seu tempo em tecnologia e ensino”, na avaliação do Dr. Carlos Augusto Moreira Neto. Pode ser comparado com o que existe de mais avançado em Oftalmologia, acrescentou, ao relembrar os dois anos em que permaneceu nos Estados Unidos e Canadá para concluir o seu Doutorado.

Danilo Gregio, recentemente empossado como diretor executivo do Hospital, destacou que o caminho de todos está apenas começando. Disse que cada um deve exercer as suas atividades e o dom que possuem com “sabedoria, prudência e, em especial, com humildade”. Acrescentou que o ensino está no DNA do Hospital de Olhos do Paraná e que, incansavelmente, “todos daremos suporte a cada um, pois tecnologia, gestão e boas práticas médicas são as nossas prioridades”, disse.

Diogo da Câmara Lima Araújo de Souza, natural do Recife, concluiu o seu Fellowship em Segmento Anterior. Optou pela Oftalmologia porque o pai, a quem classificou como o seu ídolo e o seu exemplo de vida, também atua na área.

A inspiração dentro de casa também motivou Thaís Bettega Joaquim. Seu pai, o Dr. José Júnior, foi aluno dos professores Carlos e Saly Moreira no Hospital Evangélico. Foi também integrante do corpo clínico do primeiro serviço de Emergência criado no Hospital de Olhos do Paraná. “Por tudo isto, reencontrar os amigos que fiz no Hospital de Olhos do Paraná e ver minha filha realizando o seu Fellowship nesta instituição representa muito, representa relembrar tudo o que de melhor eu vivi em minha profissão”, acrescentou.

A sensação do Dr. José Júnior era similar à de Rebecca de Carvalho Cabral, oriunda de Porto Velho (Rondônia). Ela tinha consciência de que ainda enfrentará etapas difíceis, mas acrescentou que a formatura como Fellowship representava um dos momentos mais especiais de sua vida profissional.

Raphael Pereira da Silva, a exemplo de Rebeca, veio de longe. No seu caso, de Manaus, por influência da renomada oftalmologista da região, Dra. Leila Gouvea, que anteriormente também confiou a ao Hospital de Olhos a formação de sua filha, Larissa – recém formada no programa de Residência Médica do Hospital de Olhos. “Entrei nas redes sociais, li tudo sobre o Hospital e fiquei muito bem impressionado com o que este centro oferece aos seus alunos”, disse Raphael.

Veja a relação de todos os Fellowship abaixo:
Ângela Emi Matsubara Lu – Retina Cirúrgica
Daiane Jaqueline do Nascimento – Oftalmopediatria
Diego Gulin Tolentino – Retina Clínica
Diogo Camara Araújo de Souza – Catarata e Cirurgia Refrativa
Eliandra Machado da Silva – Catarata
Felipe Moraes Erthal Tardin – Catarata
Fernando Klein – Córnea
Igor Santana Hasegawa – Catarata e Cirurgia Refrativa
Leonardo Dias Alencar – Retina Clínica
Leonardo Mancini Volpini – Catarata
Lucas Hummelgen Leitis – Retina Clínica
Maiara Radigonda – Córnea
Maitê Daniele Bazetti Basso – Glaucoma
Maurício Zimmermann Carrion – Retina Clínica
Natasha Danilow Fachin de Oliveira – Oculoplástica
Nathalia Madeira Garcia – Retina Clínica
Pedro César Blum Filho – Catarata e Cirurgia Refrativa
Raphael Pereira da Silva – Retina Clínica
Rebeca Grangeiro de Carvalho Cabral – Retina Cirúrgica
Rochelli da Costa Scalco – Catarata e Cirurgia Refrativa
Rodrigo Massaroli da Silva – Catarata
Rodrigo Takeshi Omoto – Glaucoma
Thais Bettega Joaquim – Retina Clínica

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *